História do Golfe

A ORIGEM DO GOLFE

 

A palavra golfe vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um esporte de elite pela maioria das pessoas, tem sua origem bastante especulada, sendo que a mais provável é a sua criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.
Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte, afirmando que um povo inculto, como seria o escocês daquela época, não poderia ter criado um jogo tão engenhoso. Outras origens são conhecidas; um antigo jogo romano chamado paganica – o jogo dos camponeses – era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golfe. Entretanto, isso não prova nada, uma vez que a maioria dos esportes dessa época utilizavam tacos curvos.
Existem historiadores que acreditam que o golfe saiu do jeu de mail, antigo jogo francês do qual se assemelha ao golfe principalmente nas regras, mas que é praticado em espaços fechados e às vezes em quadras. Outras possíveis origens do golfe são o flamengo chole e o holandês kolven, mas nenhum dos dois é muito provável, uma vez que o chole, embora jogado em campo aberto, utiliza uma bola para os dois times, o que não é permitido no golfe. Segundo documentos antigos, todo golfista que jogar com a bola do adversário receberá penalização.

 

O JOGO

 

O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um “adversário” propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo.
Em competições oficiais, é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo. Já em jogos entre amigos, é normal o golfista mais experiente dar “dicas” aos menos experientes.

 

GLOSSÁRIO DO GOLFE – RESUMIDO

 

Air Shot

Errar completamente a bola ao fazer o swing.

 

Albatroz

Acertar o buraco com três tacadas abaixo do par estabelecido.

 

Approach

Tacada que leva ao green.

 

Área do “Tee” (“Teeing Ground”)

A área do tee é o lugar de onde se inicia o jogo de um buraco. É uma área retangular com uma profundidade igual ao comprimento de dois tacos, sendo a sua frente e lados definidos pelos limites exteriores das marcas. Uma bola está fora da área do tee quando toda ela está fora da área do tee.

 

Através do Campo (“Through the Green”)

Através do campo é toda a área do campo de jogo, exceto:
a. A área tee e o green do buraco que está sendo jogado; e
b. Todos os azares do campo.

 

Azares (“Hazards”)

Um azar é qualquer bunker ou azar de água.

 

Azar de Água (“Water Hazard”)

Um azar de água é qualquer mar, lago, lagoa, rio, vala, canal de drenagem de superfície ou outro curso aberto de água (quer tenha ou não água) e qualquer coisa de natureza semelhante existente no campo.

Todo o terreno ou água dentro das margens do azar de água faz parte do azar de água. As margens de um azar de água estendem-se verticalmente para cima e para baixo. As estacas e linhas que definem as margens de um azar de água estão dentro do azar. Essas estacas são obstruções. Uma bola está em um azar de água quando ela está dentro dele, ou qualquer parte da bola toca o azar de água.

 

Back Spin

Efeito contrário ao sentido da tacada, que faz a bola girar para trás sobre o seu eixo horizontal.

 

Backswing

Parte do movimento do swing, do momento em que se afasta da bola até o momento de iniciar a descida.

 

Bandeira (“Flagstick”)

A bandeira é uma haste retilínea, móvel, com ou sem um pano de bandeira ou outro material pendurado, centrada no buraco para mostrar a sua posição. Sua seção transversal deve ser circular.

É proibido o uso de acolchoamento ou de material amortecedor que possa influenciar de maneira indevida o movimento da bola.

 

Birdie

Acertar o buraco com uma tacada abaixo do par.

 

Bogey

Acertar o buraco com uma tacada acima do par.

 

Bola Movida (“Move or Moved”)

Considera-se que uma bola foi movida quando ela sai do local em que está e fica parada em outro local.

 

Bola Errada (“Wrong Ball”)

Uma bola errada é qualquer bola que não seja a do jogador que:
. está em jogo;
. é uma bola provisória; ou;
. é uma segunda bola jogada conforme a Regra 3-3 ou Regra 20-7c em jogo por tacadas;

e inclui:
. a bola de outro jogador;
. uma bola abandonada; e
. a bola original do jogador quando não está mais em jogo

 

Bola em Jogo (“Ball in Play”)

Uma bola está em jogo logo que o jogador lhe dá uma tacada na área do tee. A bola continua em jogo até ser embocada no buraco, a não ser que esteja perdida, fora de campo, seja levantada ou outra bola a substitua, quer essa substituição seja ou não permitida; a bola que assim a substitui passa a ser a bola em jogo.

Caso uma bola seja jogada de fora da área do tee quando o jogador estiver iniciando o jogo de um buraco ou quando estiver tentando corrigir esse erro, a bola não está em jogo e aplica-se a Regra 11-4 ou 11-5. Do contrário, bola em jogo inclui uma bola jogada de fora da área do tee quando o jogador escolher ou é obrigado a dar sua próxima tacada da área do tee.

Exceção: no jogo por buracos, Bola em jogo inclui uma bola jogada pelo jogador de fora da área do tee quando está iniciando a jogada de um buraco se o oponente não exigir que a tacada seja cancelada de acordo com a Regra 11-4a. golfe.tur.br

 

Bola Perdida (“Lost Ball”)

Uma bola é considerada perdida se:
a. Não for encontrada ou o jogador não a identificar como sua dentro de cinco minutos a partir do momento em que a equipe do jogador ou seu ou seus caddies começam a procurá-la; ou
b. O jogador dá uma tacada com uma bola substituta; ou
c. O jogador dá uma tacada com uma bola provisória do local onde provavelmente se encontra a bola original ou de um ponto mais perto do buraco do que esse local.
O tempo gasto jogando uma bola errada, não conta para os cinco minutos permitidos para procura da bola.

 

Bola Provisória (“Provisional Ball”)

Uma bola provisória é uma bola que se joga conforme a Regra 27-2 para a hipótese da primeira bola ou estar perdida fora de um azar de água, ou estar fora de campo.

 

Bola Substituta (“Subtituted Ball”)

Uma bola substituta é uma bola que é posta em jogo em substituição à bola original que estava em jogo, perdida, fora de campo ou foi levantada.

 

“Bunker”

Um bunker é um azar que consiste de uma zona de terreno preparada, muitas vezes uma cavidade de onde se retirou a grama ou solo e se substituiu por areia ou outro material semelhante. Terreno coberto de grama que circunda ou está dentro de um bunker, incluindo uma superfície de pilha de torrões (coberta de grama ou terra) sobreposta, não faz parte do bunker. Uma parede ou borda do bunker não coberta por grama faz parte do bunker. A margem de um bunker estende-se verticalmente para baixo, mas não para cima. Uma bola está em um bunker quando ela está dentro dele, ou qualquer parte da bola toca o bunker.

 

Buraco (“Hole”)

O buraco deve ter 108 mm (4,25?) de diâmetro e 101,6 mm (4?), pelo menos, de profundidade. No caso de se utilizar um revestimento no interior do buraco, ele deve ficar pelo menos 25,4 mm (1?) abaixo da superfície do green, a não ser que a natureza do solo não o permita; o seu diâmetro exterior não deve ser superior a 108 mm (4,25?).

 

“Caddie”

Um caddie é um indivíduo que auxilia o jogador de acordo com as Regras, o que pode incluir transportar ou segurar os tacos do jogador durante o jogo.
Quando um caddie trabalha para mais do que um jogador, ele é sempre considerado como sendo o caddie do jogador cuja bola está em causa e o equipamento que transporta considerado como pertencente a esse jogador, exceto quando o caddie age segundo as instruções específicas de outro jogador, caso em que ele é considerado como sendo o caddie desse outro jogador.

 

Campo (“Course”)

O Campo é toda a área dentro dos limites estabelecidos pela Comissão

 

Chip Shot

Tacada curta, perto do green.

 

Comissão (“Committee”)

A Comissão é a comissão responsável pela competição ou, se a questão não surge em uma competição, a comissão encarregada do Campo.

 

Divot

Pedaço de grama arrancado com a cabeça do taco no momento de bater a bola.

 

Draw

Para jogadores destros, tacada em que a bola se desloca levemente da direita para a esquerda no ar.

 

Drive

Primeira tacada a partir do tee.

 

Driver

Nome do taco usado para tacadas de longa distância, usado para a saída. Taco que proporciona as tacadas de maior distância.

 

Driving Range

Local destinado a treinamento e aquecimento.

 

Eagle

Acertar o buraco com duas tacadas abaixo do par.

 

Embocada (“Holed”)

Uma bola está embocada, quando está parada dentro do perímetro do buraco e toda ela se encontra abaixo do nível da borda do buraco.

 

Equipe (“Side”)

Uma equipe é um jogador, ou dois ou mais jogadores que são parceiros.

 

Fade

Para jogadores destros, uma tacada em que a bola se desloca levemente da esquerda para a direita no ar.

 

Fairway

Região no centro do campo, entre o tee e o green.

 

Fluff

Tacada em que a cabeça do taco bate no chão antes de tocar a bola.

 

Fora de Campo (“Out of Bounds”)

Fora de Campo é além do limites do campo ou qualquer parte do campo assim definido pela Comissão.

Quando o fora de campo está demarcado por estacas ou uma cerca ou como estando para além de estacas ou de uma cerca, a linha de fora de campo é definida pelos pontos de estacas ou dos postes da cerca mais avançados sobre o campo no nível do terreno, excluindo os esquadros de sustentação dessas estacas ou postes.

Objetos demarcando o fora de campo, tais como, muros, cercas, estacas e grades, não são obstruções e são considerados fixos.
Quando o fora de campo é demarcado por uma linha traçada no terreno, essa linha está fora de campo.
A linha que define o fora de campo estende-se verticalmente para cima e para baixo. Uma bola está fora de campo quando toda ela se encontra fora de campo. Um jogador pode posicionar-se fora de campo para jogar uma bola que está dentro do campo.

 

“Green” (“Putting Green”)

Área onde fica o buraco, onde a grama é fina, compacta e aparada rente ao solo. O green é toda a zona do buraco sendo jogado, que está especialmente preparada para jogar com o “putter”, ou de outra forma definida como tal pela Comissão. Uma bola está no green quando qualquer parte da bola toca o green.

 

“Green” Errado (“Wrong Putting Green”)

Um green errado é qualquer green que não seja o do buraco que está sendo jogado. A não ser que haja uma determinação em contrário da Comissão, esta definição inclui um green de prática de “putts” ou “pitches” existentes no campo.

 

Hazzard

Obstáculo (de água ou areia).

 

HCP (handicap)

Tipo de pontuação que mede o aproveitamento de cada golfista, sendo subtraído do total de tacadas. É usado para igualar dois jogadores de níveis diferentes. Um iniciante recebe handicap 40.

 

Hole

Buraco sinalizado por uma bandeira colorida.

 

Hole-in-one

Acertar o buraco com uma única tacada.

 

Honra de Saída (“Honour”)

O jogador que na área do tee tem o direito de jogar primeiro, diz-se que ele tem a honra de saída.

 

Impedimentos Soltos (“Loose Impediments”)

 

Impedimentos soltos são objetos naturais, incluindo:
são objetos naturais, incluindo:
. pedras, folhas, gravetos, galhos e similares,
. esterco, e
. minhocas, insetos e os dejetos e montículos feitos por eles, desde que não estejam:
. fixos ou em crescimento,
. solidamente incrustados no solo ou
. aderidos à bola.
Areia e terra solta são impedimentos soltos no green, mas não em qualquer outro local.
Neve e gelo natural, mas não geada, são água ocasional ou impedimentos soltos, à opção do jogador.
Orvalho e geada não são impedimentos soltos.

 

Iron

Taco de ferro usado para jogadas curtas. Possui cabeça mais estreita, normalmente de aço, numerado de 1 a 9, conforme o grau de inclinação da cabeça.

 

Linha de Jogo (“Line of Play”)

A linha de jogo é a direção que um jogador quer que a sua bola siga após uma tacada, incluindo uma distância razoável de cada lado da linha desejada. A linha de jogo situa-se em um plano vertical acima do terreno, mas não se prolonga para além do buraco.

 

Linha de Putt (“Line of Putt”)

A linha de putt é a linha que um jogador quer que sua bola, quando no green, siga após dar uma tacada. Excetuando as disposições da Regra 16-1e, a linha de putt inclui uma distância razoável de cada lado da linha desejada. A linha de putt não se prolonga para além do buraco.

 

Lob

Tacada curta e alta, em que a bola aterrisa suavemente e rola pouco.

 

Match-Play

Modalidade em que a equipe vencedora é a que acerta o maior número de buracos.

 

Marcador (“Marker”)

Um marcador é um indivíduo encarregado pela Comissão de registrar o escore de um competidor em jogos por tacadas. O marcador pode ser um co-competidor. Ele não é um árbitro.

 

Simples: uma partida em que um jogador joga contra outro.

 

Três jogadores (“Threesome”): uma partida em que um jogador joga contra outros dois e em que cada equipe joga uma bola.

 

Quatro jogadores (“Foursome”): Uma partida em que dois jogadores jogam contra outros dois e em que cada equipe joga uma bola.

 

Três bolas (“Three Ball”): Uma partida por buracos em que três jogadores jogam todos contra todos, cada um jogando a sua bola. Cada jogador joga duas partidas distintas.

 

Quatro bolas (“Four Ball”): Uma partida em que dois jogadores jogam a sua melhor bola contra a melhor bola de outros dois jogadores. golfe.tur.br

 

Melhor bola (“Best-Ball”): Uma partida em que um jogador joga contra a melhor bola de dois ou contra a melhor bola de três jogadores.

 

Par

Referência da média de tacadas para embocar a bola. Cada buraco tem seu par e cada campo tem um par total.

 

Parceiro (“Partner”)

Um parceiro é um jogador associado a outro jogador na mesma equipe.
Em partidas de três jogadores (“threesome”), de quatro jogadores (“foursome”), melhor bola ou quatro bolas, se o contexto o permitir, a palavra “jogador” inclui seu parceiro ou parceiros.

 

Pitch

Tacada em que a bola descreve uma curva muito alta e, ao atingir o green, pára quase imediatamente.

 

Pitch wedge

Taco usado para tacadas de aproximação curtas (menos de 130 jardas).

 

Pull Hook

Para jogadores destros, uma tacada que começa à esquerda do alvo e durante o vôo descreve uma curva ainda mais à esquerda.

 

Putt

Tacada suave, que tem por objetivo jogar a bola no buraco. Tacada no green para atingir o buraco. O taco para esse tipo de jogada chama-se putter.

 

Putter

Taco específico usado para tacadas no green

 

Rough

Local de grama mais alta e difícil de jogar, geralmente perto de árvores e arbustos.

 

Sand Wedge

Ferro usado para tirar a bola do bunker.

 

Scratch

Partida onde não há desconto de handicap.

 

Shank

Bater na bola com a extremidade da haste do taco, fazendo com que ela voe muito alto, mas a uma curta distância.

 

Sky

Bater na bola com a metade superior do taco, fazendo com que ela voe muito alto, mas se desloque uma curta distância.

 

Slice

Para jogadores destros, uma tacada em que a bola se desloca exageradamente da esquerda para a direita.

 

“Stance” (“Stance”)

Tomar o stance consiste em um jogador colocar os pés na posição preparatória para executar uma tacada.

 

Strole-play

Modalidade em que vence o jogador que cumprir os 18 buracos com menor número de tacadas.

 

Swing

Balanço do corpo para dar a tacada.

 

Tacada (“Stroke”)

Uma tacada é o movimento do taco para a frente com a intenção de bater na bola e pô-la em movimento, mas se um jogador interromper voluntariamente o movimento descendente do taco antes de atingir a bola, considera-se que não deu uma tacada.

 

Tacada de Penalidade (“Penalty Stroke”)

Uma tacada de penalidade é uma tacada que, por força da aplicação de certas Regras, se acrescenta ao escore do jogador ou de uma equipe. Em partidas de três jogadores (“threesome”) ou de quatro jogadores (“foursome”), as tacadas de penalidade não alteram a ordem de jogo. golfe.tur.br

 

“Tee” (“Tee”)

Um tee é um dispositivo desenhado para elevar a bola acima do nível do solo. Não deve ser mais comprido do que 101,6 mm (4?) e não pode ser desenhado ou fabricado de forma que possa indicar a linha de jogo nem influenciar o deslocamento da bola.

 

Wood

Taco de madeira, usado para jogadas de longa distância.

 

Yards (jardas)

No golfe, as distâncias são medidas em jardas. Cada jarda equivale a 91,4 centímetros.

Notícias do Golfe
Fique Informado

Cadastre-se e receba informativos



Desenvolvido por WP Email Capture